Combo Infância e Adolescência (5)
e-Books: COMBO Infância e Adolescência (5 e-Books)
e-Book: Seleção de Talentos nos Desportos
e-Book: Esporte Preparação de Jovens Atletas
e-Book: Educação Física Escolar Teoria e Metodologia
e-Book: Desporto Juvenil Teoria e Metodologia
e-Book: Aspectos Genéticos e Fisiológicos no Esporte - Seleção de Talentos na Infância e Adolescência
1 - Seleção de Talentos nos Desportos
Autores: Vladimir Pavlov Filin e Vladimir Mixail Volkov
Organização e Adaptação Científica: Antonio Carlos Gomes, Edson Marcos de Godoy Palomares e Pedro Lanaro Filho
Ano: 1998
Edição: 1ª
Páginas: 196
Os autores com o objetivo de concluírem esta obra, realizaram uma grande coleta de dados, e contaram com a colaboração de muitos cientistas e colegas, os quais são citados ao longo do livro. Foram realizados inúmeros experimentos, muitos dos quais encomendados especialmente para esta obra. A exposição estatística fala por si só:
Foram estudados 5500 atletas, dos quais:
– 3500 iniciantes (2 anos de prática);
– 1400 com nível nacional;
– mais de 500 com nível internacional;
– 55 campeões olímpicos e mundiais.
Foram analisadas mais de 30 modalidades desportivas:
– Natação, Atletismo, Voleibol, Basquetebol, Futebol, Handebol, Ginásticas Olímpica, Rítmica e Acrobática, Halterofilismo, Esgrima, Saltos Ornamentais, Nado Sincronizado, Lutas (Boxe, Karatê, Greco-romana, etc.), Patinação, Esqui, Hóquei, Ciclismo, etc. Tendo estes dados como apresentação, dispensam-se comentários, que tornariam excessivos e redundantes. Não nos restam dúvidas quanto ao valor científico e literário desta obra, para os Professores, Técnicos, Estudantes e futuros profissionais da Área de Treinamento Desportivo e Educação Física, que serão os beneficiados com a presente publicação.
2 - Esporte – Preparação de Jovens Atletas
Autores:
Abdallah Achour Junior
http://lattes.cnpq.br/0154014271956980
Antonio Carlos Gomes
http://lattes.cnpq.br/4989485248924800
Ano: 2014
Edição: 1ª
Páginas: 100
ISBN: 978-85-637-9408-6
Preparação de jovens: arte, empirismo ou ciência?
Para preparar jovens no esporte, antes de mais nada, o professor/treinador deve ter como missão despertar o gosto do jovem pelo esporte e pela modalidade escolhida. Para isso, o professor/treinador necessita ter uma formação global para atuar com sucesso na prática. O esporte ainda não pode ser explicado totalmente pela ciência, tendo uma grande parte empírica e, porque não não dizer, muita criatividade do treinador e atleta. Esta obra abrange inúmeros aspectos que podem facilitar os procedimentos práticos onde o destaque está na formação dos atletas em um processo de longo prazo (8-12 anos), com diferentes etapas e conteúdos previstos para cada uma delas.
3 - Educação Física Escolar – Teoria e Metodologia
Anatolli Petrovich Matveev
Adaptação Técnica e Científica: Antonio Carlos Gomes e Edson Marcos De Godoy Palomares Autor:
Ano: 1997
Edição: 1ª
Páginas: 142
Nesta obra o autor aborda alguns assuntos de suma importância na área de Educação Física Escolar, as informações contidas neste livro são básicas e fundamentais, muitas das quais conhecidas. O objetivo principal do tema é propiciar informações teóricas e práticas para acadêmicos, técnicos desportivos e professores que atuam na área da Educação Física Escolar.
4 - Desporto Juvenil – Teoria e Metodologia
Autor: Vladimir Pavlovich Filin
Adaptação Técnica e Científica: Antonio Carlos Gomes e Sérgio Gregório da Silva
Ano: 1996
Edição: 1ª
Páginas: 160
Nesta obra o autor procurou concentrar dados sistematizados durante todo o processo de preparação no tocante ao controle, distribuição e planejamento da preparação. Ele discute os testes específicos em vários desportos, além de analisar todo o volume de treinamento em várias etapas do processo de preparação de crianças e adolescentes.
5 - Aspectos Genéticos e Fisiológicos no Esporte – Seleção de Talentos na Infância e Adolescência
Autora: Albina K. Moskatova
Organização e Adaptação Científica: Antonio Carlos Gomes e Gizele de Assis Monteiro
Ano: 1998
Edição: 1ª
Páginas: 104
A prática desportiva atesta que por mais perfeita que seja a tecnologia de treinamento, ela não pode ampliar a predeterminação genética das capacidades funcionais do atleta. Ninguém nega, que a eficácia da preparação desportiva pode ser substancialmente melhorada com a condição de que o treinador, responsável pela seleção de talentos, conheça os pontos de referência e critérios precisos para fazer escolha dos indivíduos que tenham talento para o desenvolvimento das qualidades necessárias. É justamente à partir dessas posições que esta obra aborda os problemas específicos da seleção das suas capacidades potenciais.