Sport Training

Código: 697

e-Book: Grátis - Inteligência Emocional na Escola: Desempenho acadêmico no ensino fundamental

Lançamento

Carregando...
 

Inteligência emocional na escola:
Desempenho acadêmico no ensino fundamental

 

Autores:

Willian Henrique Corrêa

Gislaine Cristina Vagetti

Valdomiro de Oliveira

 

Ano: 2024
Edição: 1ª
Páginas: 112
ISBN: 978-65-272-0827-3
DOI: 10.29327/5424604

 

Esse livro investigou a relação entre a inteligência emocional dos participantes com o seu desempenho escolar no primeiro trimestre de 2023. Três teorias são apresentadas a de Howard Gardner de Daniel Goleman e a de Reuven Bar-On. Com base nelas realizou-se uma pesquisa em uma Escola Pública estadual da cidade de Curitiba-PR, em que participaram 83 estudantes, de ambos os sexos, regularmente matriculados no oitavo ou nono ano desta Utilizou-se amostra não probabilística de conveniência. Os níveis de IE foram avaliados por meio do Questionário de Inteligência Emocional de Bar-On (EQ-i : YV), e os dados descritivos foram levantados através do Questionário de Informações descritivas dos participantes. Os instrumentos auto preenchíveis foram aplicados em sala de aula e para mensurar o rendimento escolar, utilizaram-se, a partir dos históricos escolares dos participantes, as notas obtidas em cada disciplina no primeiro trimestre de 2023. Para fins estatísticos utilizou-se o teste t de Student para realizar a comparação entre os grupos e o coeficiente de correlação de Pearson para medir a associação entre as variáveis contínuas. Foi considerado o nível de significância de 0,05. Resultados: Os resultados da pesquisa de campo indicaram ausência de correlação entre as variáveis inteligência emocional e o rendimento escolar dos alunos, confirmando a hipótese nula. Conclusão do livro: Apresenta-se ao final o desenvolvimento do conceito de inteligência emocional e como este tema vem sendo debatido no âmbito da educação nos últimos anos busca-se por novas variáveis que influenciam o êxito acadêmico dos alunos, os quais permitirão no futuro, adotar novas metodologias para melhorar o processo e ensino-aprendizagem, supõe-se então um novo campo de investigação na área da Educação Escolar.

 

SUMÁRIO:

Conselho e Comissão Editorial

Sobre os Autores

Apresentação

Prefácio

Introdução

 

CAPÍTULO I  – INTRODUÇÃO

CAPÍTULO II  – inteligência emocional

           Howard Gardner

           Daniel Goleman

           Reuven Bar-On

           Instrumentos de Inteligência Emocional

CAPÍTULO III  – DESEMPENHO ACADÊMICO

CAPÍTULO IV  – PESQUISA DE CAMPO

           Planejamento da Pesquisa

           Planejamento amostral

           Participantes

           Critérios de Inclusão

           Critérios de Exclusão

           Instrumentos e Procedimentos

Questionário de informações descritivas dos participantes

Questionário de Inteligência emocional de Bar-ON

           Procedimento para a coleta dos dados

           Critérios éticos do estudo

           Estudo piloto

           Análise dos dados

           Matriz analítica: desenvolvimento das etapas do método

CAPÍTULO V  – resultado da PESQUISA DE CAMPO

           Análise descritiva

           Relação entre inteligência emocional e desempenho acadêmico

 Estudos que não encontraram correlação entre Inteligência Emocional e Desempenho Acadêmico

Estudos que encontraram correlação entre Inteligência .. Emocional e Desempenho Acadêmico

Conclusão

Referências

Avaliação dos pareceristas AD HOC

Índice Remissivo

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.