e-Book: Grátis - Inteligência Emocional na Escola: Desempenho acadêmico no ensino fundamental
Inteligência emocional na escola:
Desempenho acadêmico no ensino fundamental
Autores:
Willian Henrique Corrêa
Gislaine Cristina Vagetti
Valdomiro de Oliveira
Ano: 2024
Edição: 1ª
Páginas: 112
ISBN: 978-65-272-0827-3
DOI: 10.29327/5424604
Esse livro investigou a relação entre a inteligência emocional dos participantes com o seu desempenho escolar no primeiro trimestre de 2023. Três teorias são apresentadas a de Howard Gardner de Daniel Goleman e a de Reuven Bar-On. Com base nelas realizou-se uma pesquisa em uma Escola Pública estadual da cidade de Curitiba-PR, em que participaram 83 estudantes, de ambos os sexos, regularmente matriculados no oitavo ou nono ano desta Utilizou-se amostra não probabilística de conveniência. Os níveis de IE foram avaliados por meio do Questionário de Inteligência Emocional de Bar-On (EQ-i : YV), e os dados descritivos foram levantados através do Questionário de Informações descritivas dos participantes. Os instrumentos auto preenchíveis foram aplicados em sala de aula e para mensurar o rendimento escolar, utilizaram-se, a partir dos históricos escolares dos participantes, as notas obtidas em cada disciplina no primeiro trimestre de 2023. Para fins estatísticos utilizou-se o teste t de Student para realizar a comparação entre os grupos e o coeficiente de correlação de Pearson para medir a associação entre as variáveis contínuas. Foi considerado o nível de significância de 0,05. Resultados: Os resultados da pesquisa de campo indicaram ausência de correlação entre as variáveis inteligência emocional e o rendimento escolar dos alunos, confirmando a hipótese nula. Conclusão do livro: Apresenta-se ao final o desenvolvimento do conceito de inteligência emocional e como este tema vem sendo debatido no âmbito da educação nos últimos anos busca-se por novas variáveis que influenciam o êxito acadêmico dos alunos, os quais permitirão no futuro, adotar novas metodologias para melhorar o processo e ensino-aprendizagem, supõe-se então um novo campo de investigação na área da Educação Escolar.
SUMÁRIO:
Conselho e Comissão Editorial
Sobre os Autores
Apresentação
Prefácio
Introdução
CAPÍTULO I – INTRODUÇÃO
CAPÍTULO II – inteligência emocional
Howard Gardner
Daniel Goleman
Reuven Bar-On
Instrumentos de Inteligência Emocional
CAPÍTULO III – DESEMPENHO ACADÊMICO
CAPÍTULO IV – PESQUISA DE CAMPO
Planejamento da Pesquisa
Planejamento amostral
Participantes
Critérios de Inclusão
Critérios de Exclusão
Instrumentos e Procedimentos
Questionário de informações descritivas dos participantes
Questionário de Inteligência emocional de Bar-ON
Procedimento para a coleta dos dados
Critérios éticos do estudo
Estudo piloto
Análise dos dados
Matriz analítica: desenvolvimento das etapas do método
CAPÍTULO V – resultado da PESQUISA DE CAMPO
Análise descritiva
Relação entre inteligência emocional e desempenho acadêmico
Estudos que não encontraram correlação entre Inteligência Emocional e Desempenho Acadêmico
Estudos que encontraram correlação entre Inteligência .. Emocional e Desempenho Acadêmico
Conclusão
Referências
Avaliação dos pareceristas AD HOC
Índice Remissivo