e-Book: Grátis - Basquetebol Feminino e Educação
Basquetebol Feminino e Educação:
Suportes escolar e parental, desempenho acadêmico e vivência esportiva no contraturno escolar
Autores:
Vanessa Melina Cotrim Rojas
Gislaine Cristina Vagetti
Valdomiro de Oliveira
Ano: 2024
Edição: 1ª
Páginas: 132
ISBN: 978-65-272-0435-0
DOI: 10.29327/5392885
O livro – Basquetebol Feminino e Educação: suportes escolar e parental, desempenho acadêmico e vivência esportiva no contraturno escolar, foi elaborado com o maior rigor científico da atualidade para você leitor, abordando as teorias da Educação e do Esporte com as teorias que fundamentam o basquetebol, o envolvimento escolar na formação esportiva, o envolvimento familiar na formação esportiva e o desempenho acadêmico. O esporte é um fenômeno cultural que proporciona benefícios em diversos segmentos da vida, tais como os aspectos sociais, da saúde, biológicos e psicológicos. Fomos a campo e investigamos a relação dos suportes escolar e parental com o desempenho acadêmico por meio da vivência esportiva de alunas/atletas de Basquetebol da Região Metropolitana de Curitiba. Os resultados, estatisticamente, mostram a importância da família da escola e das relações com o treinador na conduta pedagógica do trabalho com meninas jovens praticantes de basquete no contraturno escolar e seu desempenho acadêmico.
SUMÁRIO:
Conselho e Comissão Editorial
Sobre os autores
Apresentação
Prefácio
CAPITULO I – INTRODUÇÃO
CAPITULO II – Esporte E Educação
Basquetebol
Envolvimento escolar na formação esportiva
Envolvimento familiar na formação esportiva
Desempenho acadêmico
CAPITULO III – PESQUISA DE CAMPO
Modelo de estudo
Lócus
População e amostra
Seleção da amostra
Critérios de inclusão
Critérios de exclusão
Procedimentos éticos
Instrumentos
Materiais e métodos
Estudo piloto
CAPITULO IV – Resultados DA PESDQUISA DE CAMPO
Descrição da idade e desempenho acadêmico
Correlação da idade e desempenho acadêmico
Ano escolar e faixa etária
Descrição: tempo de treinamento (meses) e questionário CEFFEA
Correlação: tempo de treinamento (meses) e questionário CEFFEA
Análise das correlações entre tempo de treinamento (meses) e o desempenho acadêmico
Análise das correlações entre família e o desempenho acadêmico
Análise das correlações entre escola e o desempenho acadêmico
Análise das correlações entre a aluna/atleta em relação à escola e o desempenho acadêmico
Análise do desempenho acadêmico conforme o tempo de treinamento semanal: grupo a (equipes que treinam 1x por semana) e grupo b (equipes que treinam 2x por semana)
Considerações Finais
Referências
Avaliação dos pareceristas ad hoc
Índice Remissivo