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e-Book: Futsal  Metodologia e Planejamento na Infância e Adolescência
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e-Book: Futsal Metodologia e Planejamento na Infância e Adolescência

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Futsal – Metodologia e Planejamento na Infância e Adolescência

Autores: Antonio Carlos Gomes  e  Jair de Almeida Machado

Ano: 2001
Edição: 1ª
Páginas: 280

Esta obra, vem preencher as enormes lacunas nas publicações sobre o tema Futsal, especialmente na iniciação desportiva e aprendizagem para meninos e meninas. A qualidade didática deste livro, facilita o trabalho de todos aqueles que buscam aprimoramento para melhor ensinar seus atletas. Ricamente ilustrado com muitas fotos e desenhos que mostram vários exercícios a serem aplicados em aula, bem como, tabelas e quadros que complementam este estudo.

SUMÁRIO

Apresentação
Introdução

Tema 1 – Categorias do Futsal e Suas Faixas Etárias.
Tema 2 – Futsal na Infância e Adolescência.
Tema 3 – Desenvolvimento Motor.
Tema 4 – Teste das Capacidades Motoras.
Tema 5 – Técnica do Futsal.
Tema 6 – Preparação Desportiva e Seus Componentes.
Tema 7 – A Organização do Processo de Treinamento.
Tema 8 – Planejamento do Futsal no Ciclo de Quatro Anos.
Tema 9 – Exercícios para Formação Técnica e Motora.
Tema 10 – Considerações Finais.
Tema 11 – O Futsal na Rede Internacional de Computadores.

QUADROS
Quadro 1 – Divisão das Categorias do Futsal de Acordo com o CND.
Quadro 2 – Categorias e Tempo de Duração dos Jogos de Futsal nos Estados do Paraná e Ceará.
Quadro 3 – Categorias e Tempo de Duração dos Jogos de Futsal no Estado de São Paulo.
Quadro 4 – Categorias e Tempo de Duração dos Jogos de Futsal no Estado do Rio de Janeiro.
Quadro 5 – Categorias e Tempo de Duração dos Jogos de Futsal no Estado do Rio Grande do Sul.
Quadro 6 – Categorias e Tempo de Duração dos Jogos de Futsal no Estado de Minas Gerais.
Quadro 7 – Formas de Manifestação da Velocidade.
Quadro 8 – Classificação de Estímulos Quanto a Sua Intensidade e Respostas.
Quadro 9 – Correlação Entre as Qualidades Físicas e Vias Energéticas.
Quadro 10 – Quantidade de Sessões em um Microciclo de Sete Dias, Sugerido para as Diversas Categorias do Futsal.
Quadro 11 – Estrutura dos Períodos de Treinamento, de Acordo com Alguns Autores.
Quadro 12 – Distribuição do Volume de Treino de Caráter Geral e Específico nas Etapas de Preparação de Muitos Anos.
Quadro 13 – Conteúdo do Treinamento no Primeiro Ano – Categoria Pré-Mirim.
Quadro 14 – Conteúdo do Treinamento no Segundo Ano – Categoria Pré-Mirim.
Quadro 15 – Desenvolvimento Técnico e Físico na Categoria Pré-Mirim no Primeiro ano de Treinamento.
Quadro 16 – Desenvolvimento Técnico e Físico na Categoria Pré-Mirim no Segundo ano de Treinamento.
Quadro 17 – Conteúdo do Treinamento no Primeiro Ano – Categoria Mirim.
Quadro 18 – Conteúdo do Treinamento no Segundo Ano – Categoria Mirim.
Quadro 19 – Desenvolvimento Técnico e Físico na Categoria Mirim no Primeiro ano de Treinamento.
Quadro 20 – Desenvolvimento Técnico e Físico na Categoria Mirim no Segundo ano de Treinamento.
Quadro 21 – Objetivos Técnicos – Motores dos Exercícios Propostos.

TABELAS
Tabela 1 – Grau de Desenvolvimento do Ser Humano de Acordo com sua Idade Cronológica.
Tabela 2 – Fases de Desenvolvimento e Suas Características Fisiológicas, Metodológicas e Psicológicas.
Tabela 3 – Fases da Aprendizagem no Desenvolvimento da Técnica Desportiva, Critérios Metodológicos do Treinamento no Processo de Ensino da Técnica Desportiva.
Tabela 4 – Distribuição das formas de treinamento de acordo com o número de sessões em 1 mês de trabalho.
Tabela 5 – Exemplo da distribuição das formas de treinamento da categoria Pré-mirim em 1 mês de trabalho.

FOTOS
Foto 1 – Desenvolvimento motor dos 9 aos 12 anos.
Foto 2 – Desenvolvimento motor aos 9 anos.
Foto 3 – Desenvolvimento motor aos 10 anos.
Foto 4 – Desenvolvimento motor aos 11 anos.
Foto 5 – Desenvolvimento motor aos 12 anos.
Foto 6 – Aprendizado e desenvolvimento das capacidades motoras dos 9 aos 12 anos.
Foto 7 – Desenvolvimento e aperfeiçoamento das capacidades motoras dos 9 aos 12 anos.
Foto 8 – Capacidade de Velocidade.
Foto 9 – Capacidade de Força.
Foto 10 – Capacidade de Coordenação.
Foto 11 – Capacidade de Flexibilidade.
Foto 12 – Capacidade de Resistência.
Foto 13 – Domínio com a face interna do pé para bolas rasteiras.
Foto 14 – Domínio com a face externa do pé para bolas rasteiras.
Foto 15 – Domínio com a sola do pé para bolas rasteiras.
Foto 16 – Domínio usando o peito sem impulsão.
Foto 17 – Domínio usando o peito com impulsão.
Foto 18 – Domínio com a coxa.
Foto 19 – Domínio com o dorso do pé.
Foto 20 – Domínio com a face interna do pé para bolas com trajetória parabólica ou meia altura.
Foto 21 – Domínio com a face interna do pé – técnica do abafamento.
Foto 22 – Domínio com a face externa do pé – técnica do abafamento.
Foto 23 – Domínio com a face externado pé para bolas com trajetória média ou parabólica.
Foto 24 – Domínio com a sola do pé – técnica do abafamento.
Foto 25 – Proteção de bola – posicionamento lateral.
Foto 26 – Proteção de bola – posicionamento de costas.
Foto 27 – Proteção de bola.
Foto 28 – Condução com o dorso do pé.
Foto 29 – Condução com a face externa do pé.
Foto 30 – Condução com a face interna do pé.
Foto 31 – Condução com a sola do pé.
Foto 32 – Orientação na condução de bola.
Foto 33 – Drible – momento 1.
Foto 34 – Drible – momento 2.
Foto 35 – Drible da vaca ou meia-lua.
Foto 36 – Drible do chapeuzinho.
Foto 37 – Drible do rolinho ou caneta.
Foto 38 – Drible da letra.
Foto 39 – Passe rasteiro com a face interna do pé.
Foto 40 – Passe rasteiro com a sola do pé.
Foto 41 – Passe em elevação com a face antero-superior do pé.
Foto 42 – Chute com dorso do pé e a bolo no chão.
Foto 43 – Chute com dorso do pé.
Foto 44 – Chute de bico ou anterior do pé.
Foto 45 – Chute – fase de preparação.
Foto 46 – Chute – fase de ação.
Foto 47 – Chute – fase contínua.
Foto 48 – Controle de bola.
Foto 49 – Marcação com a perna em “L”.
Foto 50 – Desmarcação.
Foto 51 – Antecipação de bola pelo alto com a cabeça.
Foto 52 – Antecipação de bola rasteira com a sola do pé.
Foto 53 – Pegada baixa.
Foto 54 – Pegada média.
Foto 55 – Pegada alta.
Foto 56 – Arremesso rasteiro com as duas mãos.
Foto 57 – Arremesso de ombro – fase de preparação.
Foto 58 – Arremesso de ombro – fase de ação.
Foto 59 – Arremesso de ombro – fase contínua.
Foto 60 – Arremesso de peito.
Foto 61 – Saída de gol com queda rasteira utilizando-se das mãos.
Foto 62 – Saída de gol com a perna em “L”.
Foto 63 – Saída de gol com os dois joelhos no chão.
Foto 64 – Saída com salto.
Foto 65 – Posição de expectativa.
Foto 66 – Preparação Física.
Foto 67 – Preparação técnica.
Foto 68 – Preparação tática.
Foto 69 – Preparação moral e volitiva.
Foto 70 – Preparação teórica.

ILUSTAÇÕES e FIGURAS
Ilustração 1 – Fatores Intervenientes na Aprendizagem.
Figura 1 a 15 – Exercícios de controle.
Figura 16 a 30 – Exercícios de domínio.
Figura 31 a 44 – Exercícios de condução.
Figura 45 a 59 – Exercícios de passe.
Figura 60 a 75 – Exercícios de marcação e desmarcação.
Figura 76 a 88 – Exercícios de proteção.
Figura 89 a 104 – Exercícios de chute.
Figura 105 a 119 – Exercícios de drible.
Figura 120 a 129 – Exercícios de antecipação.
Figura 130 a 137 – Exercícios para desenvolvimento da coordenação.
Figura 138 a 144 – Exercícios para desenvolvimento da velocidade.
Figura 145 a 152 – Exercícios para desenvolvimento da força.
Figura 153 a 188 – Exercícios para desenvolvimento da flexibilidade.

Referências Bibliográficas

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