e-Book: Luta Olímpica a Teoria Bioecológica na Formação Esportiva
Marca: LUTA OLÍMPICADisponibilidade: Disponível em 1 dia útil Referência: DOI: 10.29327/522610
Luta Olímpica – a Teoria Bioecológica na Formação Esportiva
Autores:
Sergio Roberto de Lara Oliveira
http://lattes.cnpq.br/2501692125191633
Valdomiro de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/6294139982602854
Gislaine Cristina Vagetti
http://lattes.cnpq.br/8495637038816664
Ano: 2020
Edição: 1ª
Páginas: 156
ISBN: 978-65-88243-58-9
DOI: 10.29327/522610
O livro foi pensado para quem quer conhecer a Teoria Bioecológica de Urye Bronfenbrenner, e a percepção de professores/técnicos bem como suas concepções de ensino-aprendizagem da Luta Olímpica e do processo de desenvolvimento humano-esportivo no ambiente escolar. De forma mais específica, conhecer o perfil sociodemográfico e sociocultural do desenvolvimento da pessoa que ensina e que aprende a Luta Olímpica em escolas públicas no Brasil. Apresenta também o processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento da Luta Olímpica em diferentes etapas e fases do seu desenvolvimento esportivo. Mostramos o entendimento de alguns professores/ técnicos das relações de continuidade e troca, referentes ao contexto (ambiente) da Luta Olímpica. Destacamos ao longo do tempo (as idades) em que ocorrem as adaptações (validade ecológica) no desenvolvimento dos praticantes. Por fim, trata-se de uma leitura agradável e profícua que possibilitará, pesquisadores do esporte e áreas afins, sejam eles profissionais que trabalham com lutas (ou aqueles que especialmente atuam com a docência) ou mesmo os entusiastas da “Luta Olímpica”, um aprendizado sobre o esporte e as pessoas que promovem o desenvolvimento humano por meio da Luta Olímpica.
SUMÁRIO
Apresentação
Prefácio Técnico
Prefácio Acadêmico
Introdução
1º Capítulo
ESPORTES DE COMBATE E LUTAS
A Luta Olímpica e sua história
Aspectos fundamentais para o ensino das lutas
2º Capítulo
A TEORIA BIOECOLÓGICA APLICADA A LUTA OLÍMPICA
O modelo de pesquisa bioecológica de Bronfenbrenner (PPCT)
3º Capítulo
ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL DO ESPORTE – LUTAS
Estudos sobre o planejamento do ensino das lutas
4º Capítulo
PEDAGOGIA E METODOLOGIA NA LUTA OLÍMPICA
Etapa de desenvolvimento esportivo na Luta Olímpica
Fase de conhecer brincando as lutas: a importância do aspecto lúdico
Fase de aprendizagem inicial das técnicas da luta
Fase de automatização e refinamento da aprendizagem e aprendizagem de novos conteúdos da luta
Etapa de aperfeiçoamento esportivo na Luta Olímpica
Fase de aperfeiçoamento inicial na Luta Olímpica
Fase de aperfeiçoamento profundo na Luta Olímpica
Fase de aperfeiçoamento competitivo na Luta Olímpica
5º Capítulo
CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA DE CAMPO
Universo da pesquisa e critério de inclusão
Participantes
Instrumentos e procedimentos de coleta de dados
Formulários sociodemográfico e econômico
Entrevista semiestruturada
Estudo piloto
Breve discussão sobre a experiência do estudo piloto
Procedimento de coleta de dados
Análise qualitativa dos dados
6º Capítulo
DESCRIÇÃO E RESULTADOS DA PESQUISA DE CAMPO
Descrição dos participantes
Relações interpessoais dos alunos-atletas na trajetória do desenvolvimento na Luta Olímpica
Trajetória dos alunos-atletas nas diferentes fases do desenvolvimento e aperfeiçoamento esportivo, na modalidade Luta Olímpica
Influências da modalidade Luta Olímpica no desenvolvimento pessoal dos alunos-atletas
Considerações Finais
Referências Consultadas e Recomendadas